quarta-feira, 29 de setembro de 2010

UM VOTO PARA LUIZ COUTO

Aproveito a pequena audiência dos que continuam a frequentar este blog para pedir o voto para Luiz Couto.

Aos amigos (as), companheiros (as), colegas, familiares.

AOS CIDADÃOS E CIDADÃS PARAIBANOS (AS):

A maior injustiça que os paraibanos poderiam cometer nessa eleição seria não reeleger Luiz Couto. Especialmente porque, quando pensamos nas qualidades que deve ter um parlamentar, a atuação de Luís Couto se encaixa perfeitamente nelas: defensor da soberania nacional, dos interesses dos trabalhadores , das mulheres, das minorias. Integridade e honestidade.

Luiz Couto mostrou-se um deputado acima de tudo corajoso ao enfrentar os desprezíveis interesses dos que se favorecem e estimulam a prostituição infantil. Mas não é só coragem que devemos enxergar na ação do deputado.

Devemos enxergar o seu comprometimento com a defesa das vítimas inocentes de uma prática execrável, que continuariam a se mover nas sombras da exploração sexual em que seus algozes queriam mantê-las – elas e as próximas vítimas – não fosse a investigação comandada por Luiz Couto, que mostrou nesse e em outros casos que o mandato parlamentar pode servir para a defesa da cidadania aonde quer que ela precise ser defendida.

Luiz Couto também colocou a legitimidade do seu mandato no combate ao crime organizado. Tanto que seu destemor rendeu-lhe a ameaça de uma sentença de morte, o que obrigou o Estado a proteger sua vida. Entretanto, mesmo sob escolta da Polícia Federal, Luiz Couto continua a atuar, a fazer seus discursos, suas denúncias.

É uma luta que não tem mais volta. Tirar-lhe o mandato, portanto, seria desprezar essa luta, que por vezes se apresenta inglória, mas inquestionavelmente recoberta de senso de justiça. Não é isso que buscamos ou retoricamente dizemos sempre defender?

Pois bem. Saiba que um deputado federal da Paraíba, quase que sozinho, bradou e continua a bradar contra o poder do crime, que corrompe a juventude e ajuda a destruir famílias. Saiba que tirar desse deputado o mandato seria deixá-lo a mercê dos inimigos que ele conquistou por defender a sociedade brasileira e paraibana.

Além de tudo, a atuação parlamentar de Luiz Couto é baseada na integridade, na honestidade, no respeito aos princípios éticos de uma ação política puramente republicana. E por isso é considerado um homem teimoso. E essa “teimosia”, por vezes considerada inadequada à atuação política, e que ele prefere dar o nome de “coerência”, é o que o move como político, como deputado, como filiado ao PT.

Poderia ter sido um forte candidato ao Senado, com amplas chances de se eleger. E não foi para manter-se fiel àquilo que considerava ser o caminho mais correto para o seu partido e para a Paraíba. Foi um erro? Não importa. Luiz Couto é candidato a Deputado Federal e merece de todos os paraibanos comprometidos com a defesa da cidadania, comprometidos com a conquista de um mundo mais justo, com a solidariedade e com a ética na política, não apenas a consideração e o apoio, mas o voto.

E isso é o que eu peço agora. O voto em Luiz Couto para Deputado Federal.

Flávio Lúcio R. Vieira

Prof. da UFPB

Nenhum comentário: