terça-feira, 24 de janeiro de 2023

O ETERNO RETORNO? Luciano Cartaxo se lança candidato pelo PT à prefeitura de João Pessoa


Durante entrevista concedida ontem no início da noite de ontem (23) à rádio Arapuã, o ex-prefeito de João Pessoa e deputado estadual eleito, Luciano Cartaxo, deixou claro que o Partido dos Trabalhadores é da base de apoio do governo na Assembleia. Cartaxo, como se sabe, indicou a esposa, Maísa Cartaxo, candidata a vice-governadora na chapa de oposição liderada pelo senador emedebista, Veneziano Vital, na eleição passada. Para demonstrar alinhamento, o hoje petista elogiou o governador em várias ocasiões.

E tem mais. Pelas críticas ácidas feitas ao atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, Cartaxo será o candidato do PT à prefeitura de João Pessoa, em 2024. O silêncio da banda do PT liderada por Ricardo Coutinho até agora parece atestar que o caminho para a candidatura de Luciano Cartaxo está livre.

Resta saber como Cartaxo e o PT pretendem administrar as relações políticas com João Azevedo, já que Cícero Lucena é candidato à reeleição e mantem firme a aliança com o governador. Aliás, João Azevedo deve sua eleição em grande medida ao apoio de Cícero Lucena, em João Pessoa. Em Campina, João Azevedo obteve 32,64%, ao passo que em João Pessoa, Azevedo chegou a 41,89%, quase 10% percentuais a mais numa cidade que tem 260 eleitores a mais — quem ainda tiver dúvida, compare o desempenho obtido por Jair Bolsonaro em João Pessoa com o obtido em Campina Grande no segundo turno (49,90% e 48,17%, respectivamente, o que fez a Capital tirar da Rainha da Borborema o título de cidade mais bolsonarista da Paraíba).

Sobre a candidatura de Luciano Cartaxo à prefeitura de João Pessoa, das duas, uma: ou ele pretende repetir a estratégia que o então deputado estadual pelo PT, Anísio Maia, adotou em 2020 e ser novamente linha auxiliar de Cícero Lucena, ou ele pretende romper com João Azevedo em algum momento depois de iniciado o ano da eleição para ter mais liberdade de crítica e chances eleitorais.

Ou nenhuma das duas. Quem conhece Luciano Cartaxo sabe que ele não pensará duas vezes em negociar a desistência da candidatura — como fez em 2018 — caso perceba que não tem chances de vitória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário