terça-feira, 4 de abril de 2023

2024: Veneziano antecipa apoio a Ruy Carneiro e joga na mesa suas melhores cartas

 

O senador do MDB, Veneziano Vital do Rego, antecipou na semana passada o apoio do MDB à candidatura do deputado federal Ruy Carneiro a prefeito de João Pessoa. O anúncio foi feito de viva-voz durante um evento político na cidade de Logradouro: “Se Deus quiser, a capital da Paraíba haverá de ter Ruy Carneiro como gestor em 2024″, disse ele ao microfone.


Não sei se Veneziano notou, mas ele acabou de perder parte considerável do seu cacife político, sobretudo em um estado marcado por reviravoltas de última hora na política de aliança, como a que envolveu o próprio Veneziano, em 2022, quando o grupo do emedebista se aliou aos Cunha Lima depois de décadas de disputa pela hegemonia política em Campina Grande.


Já analisamos aqui os movimentos de aproximação entre Veneziano Vital e o grupo Cunha Lima, este reanimado pelo desempenho de Pedro nas eleições para governador no ano passado. O inesperado apoio de Veneziano, que foi também candidato ao governo da Paraíba, ao tucano no segundo turno foi importante porque evitou que a estratégia de João Azevedo de carimbar o tucano como um candidato bolsonarista se concretizasse, o que ajudou a manter Pedro numa posição de neutralidade no segundo turno da eleição presidencial.


Ao antecipar seu apoio à candidatura de Ruy Carneiro, Veneziano jogou na mesa suas melhores cartas, sem ter tido ainda qualquer sinalização a respeito da posição do MDB na montagem das chapas majoritárias nos dois principais colégios eleitorais do estado, principalmente em João Pessoa.


De qualquer maneira, trata-se de um má notícia para Cícero Lucena, que vê o fortalecimento de um terceiro nome para a disputa do próximo ano, o que dificulta sua estratégia de apostar tudo na polarização com o bolsonarismo e resolver a disputa já no primeiro turno – o que ainda não está claro é se Ruy Carneiro conseguirá repetir o mesmo desempenho da eleição passada.


E é péssimo para os grupos do PT que apostam no lançamento de uma candidatura própria em João Pessoa na eleição para prefeitura de João Pessoa. O apoio antecipado do MDB a Ruy Carneiro isola ainda mais o partido, que perde na Paraíba o principal aliado de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário