segunda-feira, 24 de abril de 2023

Cícero Lucena acende uma vela para Jackson Macedo e outra para Cabo Gilberto?



A presença do deputado federal Cabo Gilberto, do PL, em evento político da Prefeitura de João Pessoa, ocorrido hoje pela manhã, em Mangabeira, causou surpresa e desconfianças nas lideranças bolsonaristas. 

O deputado foi ao evento em homenagem ao aniversário do maior bairro pessoense não como um transeunte ou curioso qualquer. Chamado a falar, Cabo Gilberto chegou a elogiar, na frente do prefeito Cícero Lucena, ações da prefeitura no bairro.


Se o critério para julgar certos comportamentos políticos, entretanto, fossem as alianças nacionais, que deveriam orientar as alianças locais, o comportamento de Cabo Gilberto não causaria nenhuma surpresa. O PL, partido do deputado federal, se alinha no Congresso ao Progressistas, de Cícero Lucena, no mesmo campo que faz oposição ao governo do presidente Lula.

Ciro Nogueira foi ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro e é presidente nacional do Progressistas 


Aliás, o Progressistas compôs, junto com o Republicanos - este o primeiro partido a antecipar apoio à reeleição de Cícero Lucena, - a coligação em apoio à reeleição de Jair Bolsonaro, do PL, na eleição presidencial do ano passado. Portanto, não se pode dizer que, do ponto de vista estritamente partidário, Cabo Gilberto agiu com incoerência.


A atitude do Cabo Gilberto talvez faça parte de um movimento para evitar que Cícero Lucena saia do Progressistas e caminhe rumo ao PDT, partido da base de Lula. Nesse caso, se a decisão do prefeito de João Pessoa de permanecer no Progressistas já estiver tomada, as conversas com Jackson Macedo, que gerou confusão no PT, e o convite de hoje a Cabo Gilberto, que resultou em críticas de Nilvan Ferreira e Wallber Virgolino, a estratégia de reeleição de Lucena objetiva dividir os principais partidos que ameaçam seu projeto político. Ao acenar para os lados opostos e inconciliáveis  do espectro ideológico nacional, Cícero Lucena pode colher frutos temporários, mas ajudará a colocar pulgas atrás das orelhas, sobretudo do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário