quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Cícero Lucena no Republicanos?

De repente, setores da imprensa paraibana começaram a se perguntar: o Progressistas é o partido mais adequado para o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, permanecer para disputar a reeleição, em 2024? É claro que quando essa pergunta é feita passa longe pela cabeça do jornalista a preocupação com a identidade política e ideológica de Lucena. Por isso, até o PDT, que pertence ao outro lado do espectro ideológico do país, é colocado ao lado do Republicanos entre as alternativas para uma possível mudança partidária do prefeito pessoense. E que ninguém duvide: o PDT está de portas abertas para Cícero. Tudo isso é, cada vez mais, parte da nossa cultura política - e jornalística.

A pergunta, então, parece pertinente: Cícero Lucena precisa mesmo mudar de partido? Trocar o Progressistas, partido claramente em ascensão política na Paraíba, que em breve deve assumir o governo estadual com Lucas Ribeiro, por outra agremiação? 

2024 e 2026

Tendo a achar que sim, e por duas razões: uma, levando em conta a eleição de 2024; a outra, a de 2026. 

Ao mesmo tempo em que interessa a Cícero Lucena uma dispersão do campo bolsonarista em várias candidaturas, como aconteceu em 2020 - assim, por exemplo, Cícero teria mais chances de novamente ir ao segundo turno e enfrentar Nilvan Ferreira, - interessa em igual medida o máximo de unidade do lado governista. 

No atual bloco governista, o deputado federal e presidente estadual do PSB, Gervásio Maia, já disse que o partido pode lançar candidato em João Pessoa. O deputado estadual do Republicanos, Wilson Filho, novamente "deixa seu nome à disposição". 

No caso de Maia, o objetivo parece mais limitado a desalojar o atual vice-prefeito, Léo Bezerra, da posição estratégica. E a situação de Bezerra pode se tornar insustentável em razão da opção do pai, Hervázio, pela candidatura a senador de Efraim Filho - a julgar pelo que acontece hoje com Ricardo Barbosa, Léo Bezerra tem mesmo o que temer.
No caso da candidatura de Wilson Filho vai ser preciso saber quais são os objetivos do Republicanos para a eleição seguinte, a de governador, o que, por óbvio, ainda é muito cedo. Já afirmei em texto anterior que Hugo Motta tem pretensões de disputar o governo do estado. 

Como é jovem, porém, esse projeto pode esperar - e é sempre bom esperar sentado numa cadeira de Senador. Se essas forças concluírem que o melhor é permanecerem juntas em 2026, Cícero Lucena pode migrar para o Republicanos sem mais problemas, e reforçar o partido na aliança para viabilizar a reeleição de Lucas Ribeiro, ou indicando um(a) vice, ou sendo candidato a senador ao lado de João Azevedo, deixando a indicação do vice para Hugo Motta.

No caso do PT, ainda vai ser preciso avaliar se será conveniente para Cícero Lucena ter o apoio do partido já no primeiro turno, o que dependerá do desempenho na economia do governo Lula. Nesse caso, um discurso de "frente ampla" contra o bolsonarismo em João Pessoa poderá ser de grande utilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário