terça-feira, 14 de março de 2023

2024: Com apoio do MDB, Ruy Carneiro entra definitivamente na disputa para vencer a eleição em João Pessoa

O anúncio do apoio do MDB à candidatura de Ruy Carneiro à prefeitura de João Pessoa, na eleição do próximo ano, tem um significado que vai além do óbvio fortalecimento da postulação do deputado federal, eleito pelo PSC, mas em pleno voo de volta ao ninho tucano. Carneiro foi candidato a prefeito de João Pessoa em 2020 pelo PSDB e ficou a pouquíssimo votos de tirar o segundo lugar de Nilvan Ferreira.

A adesão antecipada do MDB ao projeto tucano em João Pessoa, que também deve se repetir na eleição de Campina Grande em apoio à reeleição de Bruno Cunha Lima, é um mais que evidente indicativo de que o apoio de Veneziano Vital do Rêgo, candidato a governador pelo MDB, a Pedro Cunha Lima ( PSDB) no segundo turno da última eleição de governador, deve consolidar a aliança entre os dois partidos, e não só pá a 2024. Pedro, que teve um desempenho surpreendente em 2022, quase vencendo a eleição, ou Bruno Cunha Lima, um dos dois será o candidato a governador apoiado pelo MDB, em 2026, com Veneziano ocupando uma das duas vagas para o Senado. 

Não sei se existe qualquer exigência do MDB, mas não resta dúvida de que o partido espera uma compensação pelos apoios em Campina e João Pessoa, como, por exemplo, a indicação da Ana Cláudia Vital do Rêgo para a vice de Bruno Cunha Lima, o que já pode já pode ser entendido como uma antecipação de quem será o candidato a governador dessa aliança PSDB-MDB.

Com a provável reeleição de Bruno Cunha Lima, em Campina, a disputa em João Pessoa assume um caráter estratégico para os projetos dos dois partidos, em 2026. E a julgar pelos desempenhos de Pedro Cunha Lima para governador, e do próprio Ruy Carneiro, em 2020, que, por "uma peinha de nada", não foi ao segundo turno com Cícero Lucena, e na condição de amplo favoritismo para vencer aquela eleição. 

Acho que a antecipação do apoio do MDB à candidatura de Ruy Carneiro indica que os tucanos pretendem repetir a estratégia centrista vitoriosa de Pedro Cunha Lima, mantendo-se afastado tanto do bolsonarismo quanto do petismo. E o apoio de Veneziano é uma janela aberta para futuras negociações com o PT para o segundo turno, ocasião em que a postulação do senador campinense ao cargo de presidente do Senado já estará definida.

Ruy Carneiro entra no jogo na eleição do próximo ano, em João Pessoa. E para vencer.



2 comentários:

  1. Provável eleição de Bruno Cunha Lima? Não está facil aqui pra ele não. Ele bajulou e fez campanha para o Bolsonaro em Campina Grande e Lula ganhou nos 2 turnos aqui. Daniela Ribeiro vem forte ai. Eu mesmo voto nela.

    ResponderExcluir
  2. Por isso eu usei a expressão "provável". Mas, lembre. Lula ganhou, mas os "candidatos de Lula" ficaram em terceiro e quarto lugares. Lula é Lula. Dilma, por exemplo, perdeu em 2010 e 2014 em Campina Grande.

    ResponderExcluir