terça-feira, 7 de março de 2023

SEGUNDO PASSO: Cícero acena para o PT e diz não ver "dificuldade alguma" para fazer aliança


O primeiro passo para a realização de uma aliança em João Pessoa foi dado no fim de semana, quando o Diretório Regional do PT se reuniu para formalizar apoio ao grupo do governador João Azevedo. O segundo foi dado ontem, durante entrevista concedida ao jornalista Luís Torres, durante o programa Frente à Frente, da TV Arapuan. 

O prefeito de João Pessoa deixou claro que pretende repetir a estratégia de “frente ampla” para enfrentar os candidatos bolsonaristas na eleição do próximo ano na capital paraibana, quando tentará a reeleição.

A pergunta de Torres foi direta e feita nesses termos:

— O senhor falou no governador e falou em parcerias. No campo político, vocês estão na mesma base, todos no leque de aliança do PSB do governador João Azevedo. Entre esses partidos, que foi, inclusive, oficializado esse final de semana, está o Partido dos Trabalhadores, o PT do presidente Lula. O senhor acha que tem condições de avançar, junto com o governador, num convencimento de ter o PT no seu palanque à reeleição ou isso é muito difícil?

A resposta de Cícero Lucena também foi direta. Ele não enxerga dificuldade alguma para que essa aliança com o PT prospere em João Pessoa porque, segundo ele, “tem os mesmos propósitos de Lula, que é de cuidar das pessoas”, dando a entender que tem proximidades programáticas com o presidente já que sua administração tem projetos que deverão ser implantados nacionalmente — Lucena citou um programa destinado aos quilombolas, a redução do ITB para população de baixa renda e o programa de ensino integral que segue a linha do que foi originalmente criado na cidade de Sobral, no Ceará. Esses seriam exemplos de uma aproximação programática com Lula e o PT.

Ou seja, se faltava uma senha para que a aliança entre PT e o grupo do governador João Azevedo, formalizada no fim de semana passado, se estenda para João Pessoa, não falta mais. E como Cícero parece apressado para formar a “frente ampla”, depois de receber o apoio do Republicanos, antecipado pelo deputado federal Hugo Motta, no último domingo — ele deixou claro na entrevista que não pretende sair do Progressistas, — o PT deve, cedo ou tarde, seguir inevitavelmente o mesmo caminho, já que não há disposição interna de enfrentar a Direção Nacional petistas e outros grupos políticos, que poderiam representar uma contraposição nacional às investidas do PSB e de Cícero Lucena, mantêm-se imobilizados. E qual deve ser o próximo passo de Cícero? Um convite para que o PT participe, também, da administração municipal.

Ah, Cícero Lucena disse na entrevista que pretende manter a indicação do candidato a vice-prefeito em sua chapa na mão do PSB de João Azevedo.

Veja a resposta do prefeito de João Pessoa no vídeo abaixo, a partir do 3m45s.



Nenhum comentário:

Postar um comentário