quinta-feira, 9 de março de 2023

Cida Ramos mantém pré-candidatura para evitar que o PT fortaleça “grupos conservadores”

Mesmo depois da reunião do Diretório Regional do PT que decidiu apoiar formalmente o governo João Azevedo — o que já resultou na nomeação de vários petistas, — a deputada estadual petista, Cida Ramos, encaminhou mensagem, hoje, ao blog do jornalista Tião Lucena em que reafirma sua disposição de disputar a condição de candidata do PT à Prefeitura de João Pessoa na eleição do próximo ano.

Cida deixa a entender na nota que seu mandato não deixará os movimentos sociais órfãos e que sua pré-candidatura à prefeita obrigará o PT a debater a cidade e diz expressamente que não pretende permitir, com a política de alianças à direita adotada pelo PT paraibano, “fortalecer grupos conservadores” e, com isso, anular as possibilidades do partido se tonar uma força política alternativa a esses grupos. Cida lembra ainda que faz política “para mudar as relações sociais”.

Pode ser que a disposição de Cida Ramos em manter sua candidatura à prefeitura de João Pessoa seja inútil, isso se considerarmos, apenas, as decisões da burocracia partidária e dos arranjos nacionais para formar e consolidar a base parlamentar do governo Lula.

Com mais de um ano pela frente para abertura do calendário eleitoral, a candidatura de Cida Ramos pode se constituir em pólos de aglutinação. Interno, se ela mostrar capacidade de mobilizar a insatisfação de parte da militância do PT com a possibilidade de adesão a um antigo adversário, e externo, se ela conseguir atrair o numeroso eleitorado progressista pessoense, que não se sente representado por uma candidatura com o perfil de Cícero Lucena.

É sempre bom lembrar, por exemplo, que a votação de Ricardo Coutinho, em João Pessoa, cresceu de 39 mil votos, quando ele foi candidato a prefeito, em 2020, para a quase 76 mil votos para senador, em 2022, quase dobrando a votação, portanto, entre uma eleição e outra. Isso com todas as dificuldades provocadas pela campanha pelo voto útil que o PSB realizou e que afetou fortemente o desempenho do ex-governador em seu principal reduto. O crescimento da votação de RC pode revelar o início da sua reabilitação política e torná-lo um eleitor de peso no próximo ano. Portfólio ele tem para mostrar. 

Vai ser necessário considerar ainda a avaliação do governo Lula daqui a um ano, o que deve impactar positiva ou negativamente a votação das/os candidatas/os do PT.

Enfim, a resistência de Cida Ramos ao projeto de reeleição de Cícero Lucena promete criar dificuldades e constrangimentos políticos internos e externos para a banda do partido que defende a adesão do PT à reeleição do atual prefeito de João Pessoa.

Política nunca foi mesmo uma operação matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário