sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vox Populi: Dilma abre 8% sobre Serra

Do Tijolaço.com

Melhor que a encomenda: Dilma 41%, Serra 33%

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera a disputa presidencial deste ano e aparece com 8 pontos de vantagem sobre o rival José Serra (PSDB) tanto no primeiro como no segundo turno, aponta pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta sexta-feira. Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra tem 33% e Marina Silva (PV) 8%. Segundo o Vox Populi, José Maria Eymael (PSDC) tem 1%.

Os outros cinco candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 4% e 13% dos entrevistados estão indecisos. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. Esta é a primeira pesquisa nacional divulgada depois da oficialização das nove candidaturas à Presidência.

Na sondagem anterior, divulgada no dia 29 de junho e que incluía 11 nomes, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina. Os brancos e nulos eram 5% e os indecisos 11%. A diferença entre a petista e o tucano subiu de cinco para oito pontos. Segundo o Vox Populi, Dilma venceria Serra em um possível segundo turno por 46% a 38%. Na pesquisa espontânea, a petista tem 28%, Serra 21% e Marina 4%.

Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 4% e o candidato indicado por ele com 1%. A ex-ministra da Casa Civil tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde chega a 54% contra 24% de Serra e 5% de Marina. O ex-governador de São Paulo vai melhor na região Sul, onde tem 39% contra 35% da petista e 7% de Marina. Ele também está na frente na região Sudeste, com 36% contra 34% de Dilma e 10% de Marina.

Vai ser difícil o Datafolha fazer alguma manobra nos números para arrancar mais um empate técnico depois que o Vox Populi apontou hoje Dilma com oito pontos de vantagem sobre Serra. Além de abrir distância, Dilma derrota Serra em praticamente todos os quesitos, e mesmo onde o tucano está à frente a diferença é mínima.

Mesmo na região Sul, onde o Datafolha já fez o milagre de fazer Serra subir dez pontos de uma pesquisa para a outra, Dilma encostou e tem 35% das intenções de voto, contra 39% de Serra. Considerando a margem de erro de 1,8 ponto, a situação é praticamente de empate técnico. No

Sudeste já não existe mais diferença, e no Nordeste a vantagem pró-Dilma é de 30 pontos percentuais (54% a 24%).

Dilma lidera entre os homens, entre as mulheres, em todos os níveis de ensino e faixas salariais, à exceção dos que ganham mais de cinco salários mínimos, onde se registra empate técnico (Serra tem 37% e Dilma, 36%).

Dilma tem rejeição bem menor (17%) do que Serra (24%) e mais eleitorado a conquistar, já que Lula recebeu 4% dos votos e o candidato indicado por ele, 1%. Segundo a pesquisa, Dilma não é identificada como candidata de Lula por 18% dos entrevistados.

Ficou impossível esconder a escalada de Dilma rumo à vitória no primeiro turno e os institutos de pesquisa que ainda tentavam ocultar isso terão que se render, a não ser que se exponham ao ridículo e percam definitivamente o pouco que ainda lhes resta de credibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário